Projeto desenvolvido a partir da disciplina de Projetos Estruturados de Redes do curso técnico de Redes de Computadores da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça - Gravatá - PE.

Primeira versão do projeto de uso de games em sala de aula. Realizado entre os meses de agosto a dezembro de 2018, o projeto executou atividades online com elaboração de táticas de combate pelas equipes, compartilhando os documentos e enviando como atividade do Google Sala de Aula.

As partidas foram transmitidas via Twitch e Youtube para a comunidade escolar e com a participação da comunidade do Starcraft Brasil, representada por equipes narradores oficiais dos campeonatos latino-americanos e mundiais.

Objetivo

Usar o StarCraft 2, jogo RTS (Real Time Strategy) da Blizzard como ferramenta para a prática das áreas de gerenciamento de projeto na disciplina de Projetos Estruturados em Redes.

Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui ou acesse http://bit.ly/starcraftcamenteplanejado


Aparecemos aqui também!

O ProfLab fez uma matéria sobre o projeto. Acesse aqui e um vídeo no youtube AQUI

Mostramos o projeto no GEG on Air 23

Este projeto foi está no E-Book Experiências que transformam do Google for Education 2020.

Outros Objetivos

Temos o projeto como uma forma  de integrar os alunos, que estão no terceiro ano, e sofrem as pressões e cobranças do final do ensino médio, pré ENEM e outras situações emocionais. O projeto ajudou a  criar uma união entre as turmas, facilitando a integração, a colaboração  e e a empatia.

Lançamos uma hashtag #NuncaSozinhoSempreX2 onde o X2 quer dizer que jogaremos sempre em dupla e que temos sempre alguém com quem compartilhar nossas experiências e buscar apoio.

Quer saber mais sobre como o projeto surgiu, como o executamos?  Dê uma olhada na apresentação abaixo ou CLIQUE AQUI.

App3 - Starcraftcamente Planejado 2019

Apresentação categoria Inovação na 2a Conferência Estadual de Educação Integral e Profissional realizada em  julho de 2019

Aderência do projeto ao conteúdo da disciplina

Usamos o PMBoK 6, de 2017 como base para o projeto de gerenciamento em cascata.

No PMI, temos as 10 áreas de gerenciamento.

Combate entre os terceiros anos de 2018. Sala x Sala.

Contamos com as narrações de de Gustavo Maldonado e Luiz Eduardo, conhecidos streamers da comunidade do Starcraft 2.

O projeto foi bem aceito pela comunidade do Starcraft 2, sendo assistido por jogadores que contribuíram com dicas sobre como fazer as lives e como preparar os sorteios das chaves.

A transmissão foi feita na partida final entre as salas. Nas partidas internas tivemos narrações minhas que foram inseridas no Youtube.

Depoimentos dos alunos após o projeto

“Eu não tinha habilidades em jogos assim, daí fiquei um pouco confusa para jogar, mas quando aprendi, comecei a gostar desse jogo e também percebi que nasceu um espírito de equipe entre meus amigos e em mim mesma e achei bastante importante a realização desse projeto, pois foi uma aula diferente, alegre e bem competitiva e ajudou bastante nesses dois bimestre, pois relaxou bastante nós alunos. Graças a Deus deu tudo certo e sim eu aprendi coisas novas, aprendi a jogar Starcraft!!

 (EU AMO O TERRANOS) !!" (Amanda)

"Bem… Foi um jogo que me ensinou muitas coisas, principalmente trabalhar em equipe, mostrou que nem sempre ganhar é o essencial, mas se divertir e seguir o planejamento e isso não vou esquecer nunca, que sempre tenho que planejar algo, seguir e pra conseguir preciso da minha equipe, dos meus amigos. Eu nem sabia que era boa jogadora e pei, do nada ganhei um monte de partida, massa demais, obrigada professor por esse projeto, o senhor é incrível.” (Geise)

“Quando se viu a possibilidade de um jogo fazer parte de nosso conteúdo anual, muitos alunos, me incluindo até. Ficaram receosos por motivos de, como vamos aprender por um jogo de batalhas? Ou, como ficará as provas?. Dúvidas surgiam a todo momento. Mas professor André fazia questão de que todas as dúvidas sobre o projeto fossem sanadas. Todo o momento possível entrava em contato conosco via Classroom. (Outra coisa pela qual devemos parabenizar André).

Enfim tivemos nosso contato com o jogo, que preciso nem falar o quanto grande parte ficou viciada.

Através do projeto nós tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre as áreas de gerenciamento de forma tão fácil e incrível. A cada documentação que era passada podíamos ir estabelecendo relações com o assunto. Sem contar o fato de estarmos nos divertindo e aproveitando momentos que serão eternizados. Muito bem projetado, muito bem executado.

(...)

Cada regra montada, a forma de como as equipes foram escolhidas, todas as dicas, e sempre justo.

Meu sentimento é de gratidão por ter tido um professor como o senhor, que sem dúvidas vai deixar muitas saudades. MUITO OBRIGADA por confiar em nós.

É para nós que somos terceiro ano, o projeto de fato, foi uma das coisas que fez a sala “desmanchar” seus grupos, para “formarem” novos. Mesmo sendo adversários no jogo, sempre trocávamos ideias sobre o jogo.

Sempre X2. GLHF.”

(Maria Eduarda, Redes A.)

“Bom, esse jogo foi importante para aprimorar meus conhecimentos na área técnica de planejamento, e passar meus conhecimentos adquiridos para um jogo foi de fato inovador. E todo trabalho para que esse projeto acontecesse foi o que o deixou mais surpreendente ainda.” (Nicolly) 

"Foi um projeto incrível e bem executado que buscou ensinar o conteúdo anual de forma divertida através desse jogo, além disso, melhorou a capacidade de raciocínio para produzir um planejamento eficaz. Foi importante para promover a união de todos da sala e ensinou a como trabalhar em equipe. Um projeto que ensinou, e que ao mesmo tempo, tirou parte do estresse do dia a dia causado por trabalhos de outras matérias e aulas um pouco cansativas. Um método de ensino que deve ser utilizado mais vezes, pois, é uma forma mais eficaz e descontraída de passar e aprender sobre o conteúdo." (Thais Ana)