Administração de Sistemas Operacionais 1

Ano 2019

Neste ano, no 3o bimestre, os alunos passaram a construir as aulas. Eu, como professor, pedi que formassem grupos e cada um foi sorteado com um assunto que seria visto durante o último semestre. Cada grupo tem que produzir:  um vídeo tutorial, um PDF com informações sobre o assunto e um questionário para ser aplicado durante a aula. O professor agiria como um membro da equipe, dando suporte a dúvidas que o grupo não conseguisse responder (sem perder pontuação por isso) e apresentando alguma parte do trabalho a ele designado pelo grupo de alunos.

Tivemos as duas primeiras aulas em setembro e os resultados foram excelentes.

Os conteúdos da disciplina eram enviados para o Youtube para serem acessados  de forma antecipada pelos alunos, invertendo a sala de aula. Os nossos encontros em sala serviam para reforçar o conteúdo, para os alunos que não  tinham condições de assistir aos vídeos  era realizada uma aula  tendo como monitores os alunos que  estavam acompanhando as postagens online. Assim a  própria turma agia como monitor/instrutor da parte prática com os colegas.

Durante o curso, como atividade prática, os alunos construíram vídeos com tópicos estudados e por eles foram apresentados em forma de tutorial.

Ano 2018

Na disciplina de Administração de Sistemas Operacionais 1 (ASO1) no período de 2018 começamos com uma novidade: Toda segunda-feira era dia de.. Live!!! 

Usando a plataforma Twitch, a live era feita sobre o assunto que seria abordado na aula da quinta-feira. Com isso, os alunos tinham contato com a parte teórica do conteúdo no começo da semana e já podiam tirar dúvidas sobre o assunto na aula presencial. As duas turmas curtiram a ideia e passaram a frequentar o canal. Depois da transmissão a Live era enviada para o Youtube para ser acessada posteriormente pelos alunos que não puderam assistir ao vivo, para não prejudicar os alunos que não tinham acesso a internet. O assunto era revisto na aula presencial e foi notada a diferença entre as interações dos alunos que assistiam antes o vídeo.

Durante o curso, como atividade prática, os alunos construíram vídeos com tópicos estudados e por eles foram apresentados em forma de tutorial.